OS PROFISSIONAIS

OS PROFISSIONAIS

Sair para encontrar amigos às quintas, sextas, sábados e domingos todo mundo faz, mas beber na noite de segunda feira, só para profissionais! Entendam por “profissionais” pessoas que trabalham em bares e restaurantes, que têm folga às segundas, bem como os biriteiros de todo dia.

Em torno do balcão da Embaixada formou-se um bom time, “só cabeça de chave”, como diz o cronista Romeu Duarte. “o mais besta aí faz tricô com linha de trem”, completa ácido, irônico, brincalhão. Romeu é um dos tais profissionais que nas noites de segunda se reúnem para deliberar sobre música, política, religião, cinema, futebol e o que mais der na telha. Besteirol e piadinhas infames inclusive. Tudo regado a generosas doses de destilados e litros de cerveja. E quando alguém fala bobagem (demais) ou é inconveniente (demais), um dos presentes toca uma campainha disposta no balcão, gongando o transgressor da paciência alheia.

O primeiro registro que temos desses encontros é de 25 de maio de 2015, numa convocação da Embaixada através de seu Facebook, o que faz entender que, àquela altura, a noite dos profissionais já ocorria e a publicação apenas reconheceu e nomeou o encontro, e procurou fomentá-lo, tornando-o rotineiro.

Mais recentemente a casa franqueou seu balcão aos PROFISSIONAIS às segundas, cada um trazendo o tira gosto que quiser, normalmente preparado pelo próprio, para dividir com os presentes. Há segundas que tem fartura no balcão, quando temos tira gostos variados; noutras, há “faltura”, e a turma se contenta com frutinhas e coisa e tal como consolo.

O clima é típico de bar: zuada em demasia, discussões em voz alta, alegria, abraços, doses, balcão em desalinho. Esse caos aparente embute uma harmonia poderosa, regida por uma forte carga de energia positiva.

Sem Comentários

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.